segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mais veloz que o jato, mais duro que o aço.

Nacional Kid 

“Mais veloz que o jato, mais duro que o aço, super-homem invencível, cavaleiro da paz e da justiça, Nacional Kid!”
Essa é a frase de abertura da versão brasileira, original da década de 1960.
National Kid (Nashônaru Kiddo) foi exibida de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961 (Japão). Produzida pela Toei Company e exibida no canal TV Asahi (na época conhecido como NET)


Daiji Kazumine
Aqui começa a jornada do herói...

O mangaka Daiji Kazumine foi o criador do National Kid e Spectreman. Tudo iniciou-se com o pedido da National Electronics Inc, fábrica de eletrodomésticos, atualmente conhecida como Panasonic.




Nasçe o herói!!

Segundo a National Electronics Inc, o herói seria capaz de voar e lutar pela paz mundial, sem esquecer de levar o nome da empresa como forma de alavancar as vendas da mesma.
Seu mundo natal é Andrômeda e vivia na Terra como professor (chamado Massao Hata). Porém quando o perigo surgia, ele vestia seu capacete, máscara, capa, luva e voava com os braços abertos (novidade até então).


 
cena de voo
Enfrentava os inimigos com duas pistolas que disparavam raios de luz e artes marciais.

1)Incas venusianos 

Os 39 episódios de National Kid são divididos dessa forma. O primeiro arco conta com os seres de máscaras com orelhas pontudas, que obedeciam ordens da imperatriz Aura.

2)Seres abissais

Sob comando de Nelkon, navegavam com o submarino Guilton, que dispunha de barbatanas que quando balançadas causavam terremotos.  Desse fato surge uma das frases mais conhecidas do seriado “Celacanto provoca maremoto”, usada inclusive em pichachões no Brasil.

3) Império subterrâneo

Hellstar, Han e Doutor Kuroiva comandam os seres subterrâneos, que buscam Cobálcio (elemento de pura energia e super poderes). Para tanto invadiram a superfície para obter energia solar.

4) Mistério do garoto espacial

Hellstar  encontra-se com o presidente do planeta Mirzan e convençe-o do quanto são maldosos os seres humanos (valendo-se de bombas atômicas para uma possível dominação do universo). Entretanto, Tarô vai para Terra investigar tais alegações.  Nesse meio tempo uma nave do planeta Mirzan atacará o planeta Terra.

 5)Zarrocos do Espaço

Ao mesmo tempo que Tarô regressava ao seu planeta, viu os Zarrocos vindo na direção do planeta Terra. Terminado os embates e destruição do monstro Giabra, National Kid revela sua identidade e retorna ao seu planeta.

No Brasil
Foi exibida de 1964 até 1970 pelas TV’s Rio, Record e Globo. Sofreu forte censura da ditadura militar, inclusive todos outros super-heróis voadores por meio do decreto-lei 1077. Todavia o seriado teve popularidade surpreendente, até mesmo para o produtor do seriado,
Mídias no Brasil
-VHS (1993)
- DVD duplo (2002)
-7 DVD’s (DVD 1 e 2 contendo os episódios 1 ao 13; DVD 3 – National Kid contra os seres abissais; DVD 4- National Kid contra o imperio subterrâneo; DVD 5 – O mistério do garoto espacial; DVD 6 – National Kid contra os Zarrocos do espaço; DVD 7 – Extras, episódio dos incas editado como filme e entrevistas).

 Elenco
Nagayoshi Akasaka: Direção
Jun Kaioke: Direção
Kazuma Nesaka: Produção
Massamiti Sato: Produção
Masami Sano: Produtor musical
Yasuo Fukazawa: Compositor
Ichiro Kojima: Ryusaku Hata-National Kid (episódios 1-22)
Tatsume Shiutaro: Ryusaku Hata-National Kid (23-39)
Kiwako Taichi: Taeko Shimura-Naoko Obata
Shika Saito: Doutor Mizuno
Isamu Yamaguchi: Doutor Yamada
Chiyoko Honma: Tsuneko Yamada

Taku Fukushima, Hideya Kimura, Toru Shimizu e Kazuo Hara e Midori Okada: Crianças detetives

Esse texto foi escrito por Thiago Ribeiro

Nenhum comentário: